Quais são os riscos de usar plantas medicinais?

As plantas medicinais são usadas há milênios, em inúmeras culturas diferentes, para o tratamentos de diferentes doenças e problemas de saúde que vão dos mais graves até os mais simples, sempre sendo consideradas como alternativas naturais que não contam com efeitos colaterais. Mas, será que isso é completamente verdade?

Você já se perguntou quais são os riscos de usar plantas medicinais? Afinal, é comum vermos em algumas indicações de uso uma quantidade restrita de consumo e, se existe um limite de uso, existe um risco. É exatamente isso que veremos neste artigo. Acompanhe.

Muita gente nem imagina, mas algumas plantas medicinais e até mesmo apenas ornamentais são tóxicas ao nosso organismo, você pode ter até algumas em casa, veja:

Além disso, a maioria delas não possuem sua eficiência medicinal comprovada, e algumas delas ainda são consideradas cancerígenas ou mutagênicas. Embora muitas delas ajudem a combater o câncer como o Aranto e Aveloz.

De maneira geral, a maioria das plantas medicinais podem promover efeitos colaterais quando usadas em excesso ou até mesmo usadas dentro do recomendado, mas por pessoas mais sensíveis, como:

  • Irritações intestinais;
  • Dores abdominais;
  • Dores de cabeça;
  • Hemorragias;
  • Problemas no fígado;
  • Abortos, e mais.

Entre as plantas capazes de promover abortos, por exemplo, é possível citar a carqueja, a babosa, a arruda e o melão-de-São-Caetano. Já o ginkgo biloba, quando usado em associação com o ácido acetilsalicílico (o famoso AS), pode ser responsável por promover hemorragias internas. Além deles, já ficou comprovado que o mastruz possui efeito tóxico no fígado em crianças.

Por isso, é sempre importante consultar um médico antes de iniciar o uso de uma planta medicinal e sempre seguir à risca as quantidades diárias recomendadas.

E, se você estiver grávida, tenha sempre um cuidado redobrado, pois, as ervas citadas aqui são apenas algumas das muitas que podem promover abortos.

Outros riscos de usar plantas medicinais

plantas medicinais, quais são os riscos?

Outro risco muito comum quando falamos do uso de plantas medicinais está relacionado a identificação da planta. Algumas plantas benéficas a saúde, são muito parecidas com outras extremamente nocivas e essa similaridade pode ser muito perigosa.

Por isso, é fundamental ter a certeza de que está colhendo a planta certa, e como isso é muito difícil às vezes, o mais indicado sempre é que se compre as ervas em casas especializadas ou de pessoas que realmente possuem conhecimento sobre o assunto.

Agora que você conhece quais são os riscos de usar plantas medicinais, esteja sempre atento ao que consome e nas quantidades. Fazendo isso, não há com o que se preocupar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *